SEGURANÇA DO TRABALHO - ERGONOMIA APLICADA

“Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
(Cora Coralina)

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

“Ergonomia é a ciência do conforto humano, a busca do bem-estar, a promoção da satisfação no trabalho”

A ergonomia exerce um papel importante no projeto de novos ambientes, bem como nas soluções corretivas em máquinas e equipamentos, favorecendo medidas de prevenção que facilitam procedimentos de trabalho mais seguros. A partir de análises de conceitos ergonômicos observa-se o processo de trabalho, a exposição aos riscos funcionais, o ruído, a iluminação, a temperatura ambiente e a ventilação a que estão sujeitos os trabalhadores em sua atividade. Então procura-se estudar a adaptação do trabalho ao homem. O objetivo do estudo da atividade do trabalhador é conhecer as funções que este mobiliza e compreender as modalidades de utilização destas funções.

A análise ergonômica do trabalho permite identificar, por intermédio da observação do contexto real de trabalho, quais são as variáveis que o operador busca para compreender os problemas aos quais ele é confrontado e, desta forma, associar os processos cognitivos que ele mobiliza na execução do seu trabalho. Estes dados são fundamentais para a melhoria do dispositivo técnico, da organização e da formação.

INTRODUÇÃO

Ergonomia é conjunto de ciência e tecnologia que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho. A ergonomia é um trunfo importantíssimo na atualidade, é uma medida de prevenção de lesões,acidentes e aumento da produtividade. A visão da tecnologia é um conjunto que permite um aumento de produtividade preservando o conforto do trabalhador, sem o mesmo saia fatigado, é antes de tudo uma visão compatível com o que denominamos empresa como sistema social eficaz, em que o ser humano trabalha é considerado cidadão, não considerado como máquina. A aplicação da ergonomia tem o objetivo de melhor qualidade de vida de seu empregado; diminuição de assistência médica; menor número de acidentes; aumento da eficiência do trabalho humano;diminuição da rotatividade no quadro de empregados da empresa.
A técnica de sucesso da aplicação da ergonomia na organização é elaborar projetos que analise as operações da empresa desde o chão de fabrica até a alta administração, sendo assim solucionara todos os problemas da empresa; os objetivos esperados serão alcançados


O TERMO ERGONOMIA É DERIVADO DAS PALAVRAS GREGA “ERGON” (TRABALHO) E “NOMO” (NORMAS,REGRAS, LEIS).

Ergonomia é a ciência do conforto humano, a busca do bem-estar, a promoção da satisfação no trabalho.
Ergonomia É o termo designativo da aplicação multidisciplinar de conhecimento que trata de uma série de cuidados que envolvem o homem e as particularidades inerentes a cada tarefa que realiza nas condições de trabalho, observadas as característica e limitações individuais. (Antonio Nunes)

Na historia do trabalho, aplicação da Ergonomia é muito recente, e somente pode ser falar de ergonomia aplicada ao trabalho. Para que possamos entender perfeitamente o conceito de ergonomia, é necessário recordar um pouco da historia do trabalho.

Frederick Taylor e seus seguidores desenvolveram um estudo para se racionalizar o trabalho dos operários, estudos de tempos e movimentos (motion-timer study). Verificou que o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente por meio de análise do trabalho, isto é divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários a execução de cada tarefa. Os movimentos inúteis eram eliminados . Essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos.
Frank B. Gilberth, engenheiro americano que acompanhou Taylor, passou a desenvolver e expressar um percentual de eficiência para representar resultados, a fim de que os recursos sejam Aplicados da formar mais radical possível. (Adalberto Chiavetato, 1997)

O estudo de tempo e movimento baseia-se na Anatomia e fisiologia humana. Verificou que a Fadiga predispõe o trabalhador para:

Diminuição da produtividade;
Perda de tempo;
Aumento da rotatividade de pessoal;
Doenças e acidentes;
Diminuição da capacidade e esforço;

Portanto, ergonomia é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho. Em Ergonomia, conforto e produtividade andam juntos. Não é possível pensar em produtividade sem considerar as condições de confortabilidade.
A Ergonomia é capaz de dar sustentação positiva as formas modernas de se administrar a produção, mas também é capaz de ajudar as fabricas diminuírem a incidência dos problemas, principalmente das lesões por esforços repetitivos e traumas cumulativos.

A ERGONOMIA TEM CINCO CAMPOS DEAPLICAÇÃO:

1) - Ergonomia na organização do trabalho pesado

Trata-se da implantação de planejamento preventivo em trabalhos que exigem grande esforço físico, e em trabalhos em ambientes com temperatura adversa.

2) - Biomecânica aplicada ao trabalho:

Estudo dos movimentos humanos sob a luz da mecânica: esta é área de maior aplicação ergonômica; nesta área estudamos a coluna vertebral humana e a prevenção das lombalgias; as posturas no trabalho e a prevenção da fadiga e outras complicações; estudamos a mecânica dos membros superiores, estudamos o que acontece com o ser humano quando trabalha na posição sentada.

3) - Adequação ergonômica no posto de trabalho – Antropométrica

“O método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano”.
As diferentes populações mundiais são compostas de indivíduos de diferentes tipos físicos ou biótipos.. Sheldon, W. (1940) estudou e definiu as populações em três tipos de características dominantes individuais:

O endomorfo - Indivíduo de formas arredondadas e macias, com grandes depósitos de gordura.

O mesomorfo - Indivíduo musculoso, de formas angulosas.

.O ectomorfo - indivíduo de corpo e membros finos, com um mínimo de gordura e músculos.

4) - Prevenção da fadiga do trabalho

A ergonomia trata da fadiga física e psíquica. Procura entender por que o trabalhador entra em fadiga, e propõe regras capazes de diminuir ou compensar fatores de tal sobrecarga.

5) - Prevenção de erro humano

Procura adotar medidas para o endivido com relação a seu trabalho.Naturalmente quando ocorre erro humano é devido às condições Ergonômicas , e conhecer as regras norteadas para aumentar a confiabilidade humana.

IMPLANTAÇÃO DE SOLUÇÕES ERGONÔMICAS NA ORGANIZAÇÃO

Revezamento:
Visa não causar sobrecarga a um grupamento muscular

Pausa:
Torna-se necessário quando não é possível adotar o revezamento de forma eficaz.

Melhoria da organização do sistema de trabalho:

- Administrar melhor o sistema de produção, evitando horas extras rotineiras,
- Adotar padrões de produção com base cientifico - tecnológicas.
- Adotar formas de realizar o trabalho, evitando esforço desnecessário.

Pequenas melhorias em posto de trabalho; Exemplos:

- Baixar uma plataforma, colocar um apoio para aos braços;
- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho,
- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas,
- Remanejar os locais de armazenamento

4. COMO INTRODUZIR AS TÉCNICAS NA ORGANIZAÇÃO

A técnica de sucesso é treinar uma camisão de Ergonomia, grupo técnico operacional da própria organização incluindo representantes dos colaboradores para criar um mapeamento ergonômico da empresa, visando a melhoria ergonômica da organização, realizando um cronograma de soluções,e que receba o respaldo direto da direção.
A etapa mais importante dessa implantação é o treinamento básico de ergonomia para supervisores e chefes de produção e manutenção, a partir do qual, eles mesmos irão concluir medidas necessárias no que tange às condições ergonômicas. Também se faz necessário treinamento para engenheiros e demais profissionais da área técnica, pois são eles em ultima analise que iram projetar a empresa com novos equipamentos.Também será necessário fazer parte desse comitê uma pessoa da área de compras, pois muitas vezes solucionara muitos problemas e eles continuaram entrando na empresa pela porta da frente, através de compras feitas sem qualquer consideração ergonômica.
Muitas vezes os administradores e gerentes são permissivos quanto às práticas. Permitindo que o trabalhador faça as tarefas da forma que quiser pouco atentos que as práticas incorretas quando a condição de trabalho esta adequada a uma forma importante de lesões que, como dissemos aparece depois de algum tempo; por isso, há que se ter rigor quanto a este item. Não tem sentido cobrar do trabalhador praticas corretas quando a condição de trabalho não as permite.

CONCLUSÃO

A ergonomia assume, cada vez mais, o papel de extrema importância dentro das empresas, quando inter-relaciona a qualidade do produto e dos processos a um aumento de produtividade e melhoria nas condições de trabalho.
Seu campo de aplicação e crescimento é amplo, pois a evolução técnica do trabalho tem sido um fator decisivo no desenvolvimento desta ciência. A cada dia que passa, a tecnologia das máquinas alcança maior perfeição e complexidade, com menores custos e obrigando o homem a uma adaptação rápida a esta nova situação. É importante lembrar que, ao se desenvolver essas novas tecnologias, especificamente novas máquinas ou equipamentos para o sistema produtivo, as novas condições de trabalho devem atender ao ser humano em todos os aspectos, e serem melhores que as condições anteriores. Essas novas tecnologias devem se adaptar ao ser humano, usuário da mesma, e não o ser humano "ser obrigado" a se adaptar a essas novas tecnologias.

PALAVRAS MÁGICAS:

*Comprometimento
*Organização
*Criatividade
*Expressividade

“ Objetivamos a formação de um pensamento prevencionista que priorize a vida ”
Antonio Ferreira
Enviado por Antonio Ferreira em 25/08/2010
Reeditado em 07/07/2011
Código do texto: T2459023