Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Cuidado, a lenda

Higino (Livre Adaptação)

"Certo dia, atravessando um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Inspirado, começou a dar forma a esse barro. Ainda contemplando o que havia feito, viu Júpiter aparecer à sua frente, a quem pediu que assoprasse sobre o barro enformado, o que Júpiter fez de boa vontade.
Porém, quando Cuidado quis dar nome à criatura já moldada, mas Júpiter o proibiu e exigiu que a criatura se chamasse Júpiter também.
Esse desentendimento levou Júpiter e Cuidado à séria discussão. Enquanto debatiam, surgiu a Terra. Esta também desejou batizar a obra com o próprio nome, uma vez que feita de barro, parte da Terra. O debate transformou-se em embate generalizado.
Para se livrar do desentendimento, Terra, Júpiter e Cuidado entraram em acordo e convocaram Saturno para funcionar como juiz do caso, de quem obedeceriam a decisão.
Saturno decidiu:
– Você, Júpiter, deu-lhe o espírito. Quando esta criatura morrer, você receberá de volta o mesmo espírito.
– Você, Terra, deu-lhe o corpo. Quando esta criatura morrer, você receberá o corpo dela, pois, originalmente, este corpo lhe pertence.
– Quanto a você, Cuidado, quem primeiro moldou o barro, você ficará responsável por cuidar dessa criatura até a morte dela. E concluiu:
– E, uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome dela, decido da seguinte maneira: esta criatura será chamada Homem, o que é feito de húmus, a terra fértil.”
(HIGINO).
Wilson Correia
Enviado por Wilson Correia em 14/10/2007
Reeditado em 05/11/2007
Código do texto: T693511

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilson Correia
Amargosa - Bahia - Brasil
1192 textos (542267 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 12:55)
Wilson Correia