COPIANDO UMA IDEIA

__________________________________

 

Já li muitos artigos e comentários a respeito do plágio. Em alguns, percebi que seus autores confundem plágio explicito com copiar uma ideia. Na verdade, copiar uma ideia não caracteriza um plágio, embora possa parecer. Segundo instrui o direito autoral, "o que deve ser protegido é a forma de uma obra, e não suas ideias". A ideia é o que chamamos de "assunto", que em seu significado etimológico, é aquilo que foi tomado emprestado. De modo que não tenho dificuldade em afirmar que um escritor tem a liberdade de tomar por empréstimo um assunto; seja ele do jornal, da História, de outra obra, do folclore ou da mitologia.

Tomemos como exemplo a tragédia grega Medeia, escrita por Eurípides há mais de dois mil anos, cujo assunto foi aproveitado por Sêneca, Corneille, Anouill, Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes. A peça de teatro Gota D’Água é a história de Medeia transposta para o subúrbio carioca. Assim como Medeia, temos Mandala de Dias Gomes (da tragédia Édipo Rei).

Para melhor exemplificar meu argumento, temos o caso do escritor brasileiro Moacyr Scliar. Em 2002 quando o escritor canadense Yann Martel, vence o prestigioso prêmio Booker de literatura com a obra A Vida de Pi — que narra a história de um garoto Indiano que - depois do naufrágio do seu navio - divide o bote com um tigre, ganha evidência a acusação do escritor brasileiro Moacyr Scliar, de que "A Vida de Pi era" era um plágio de seu livro Max e os Felinos. Esta obra de Moacir tem como personagens um rapaz alemão, vítima de um naufrágio, dividindo o bote com um jaguar. Com a notoriedade do suposto plágio, Martel, admitiu ter usado a ideia original do brasileiro, (telefonou a Moacyr para pedir desculpas). Como Martel não copiou trechos da obra do autor brasileiro (que é protegido pelo direito autoral), mas só o assunto, o caso ficou somente nas desculpas.

Não é por menos que o filósofo francês Voltaire escreveu: "Originalidade não é nada senão uma imitação prudente. Os mais originais escritores pegaram emprestados uns dos outros". ®Sérgio.

Leia Também: (clique no link)

Minha Inofensiva Mania.

Torturando A Língua

A Oração do Rio Jordão.

Justiça À Moda Antiga

____________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 20/07/2007
Reeditado em 04/06/2013
Código do texto: T571880
Classificação de conteúdo: seguro