O mestre Dartanhão é o cronista mais soda do Recanto (Bacasemanarte 2022)

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez acordam no domingo, tomam café, voltam a dormir, acordam, almoçam, dormem de novo, acordam mais um vez, tomam o café da tarde e daí, ao final do dia, lembram que este Bacamarte existe e escreve no Recanto, então vem aqui na minha caixinha de surpresas literárias ver se tem uma nova surpreendente crônica que talvez este Bacamarte tenha escrito se igualmente acordou no domingo, tomou café, dormiu, acordou, almoçou, dormiu, acordou, tomou café da tarde e também, ao final do dia, lembrou que tuzes existem e gostam de ser surpreendidos. Ajunngilla?

 

Se tuzes estão aqui, é porque pensamos uns nos outros e estamos literariamente conectados nesta IIIª Semana Literária do Bacamarte 2022, que resolvi fazer até dia 31 num repente de tesão literário que surgiu após ler o singelo comentário "Bacamarte, o Retorno" de J Estanislau em meu texto de sexta-feira.

 

Que me desculpem os outros cronistas aqui do Recanto das Letras - inclusive tu, meu imenso e vaidoso ego literário -, mas o mestre Dartanhão Ferraz é o melhor de nós, sabe tudo do escrito, cronica como ninguém mais sabe cronicar por esse recanto. Faço questão de reafirmar isso durante essa IIIª Bacasemanarte 2022. Só não o chamo de doutor Dartanhão para ele não ter um piripaco de crise asmática estimulado pelo elogio literário. Todavia, o que vale é o fato de o Tritão das Letras de Pesqueira, o Piolho de Arcoverde, o Marco Zero Literário do Recife e o membro superdotado emérito da Academia Pernambucana de Letras ser o Gênio da Raça recantiana, nosso Galo Cinza das letras. O cara é foda. Mais do que isso: fodástico!

 

O genial do Dartagnan Ferraz é que ele escreve textos breves, se atrapalha nas teclas e erra muito na digitação, mas mesmo assim a gente entende perfeitamente o texto e o subtexto de suas instigantes e professorais crônicas, sempre feitas na medida exata por um cronisita experiente que sabe das coisas e sabe o que, porque, quando e como escreve. Sou fã, não deixo de ler e comentar sequer uma crônica dele, é um prazer literário do qual não abro mão, assim como do Jack Daniels Honey. Que inveja, queria saber fazer isso, mas sou obrigado a reconhecer que não sei. E o Dartanhão o faz direto e reto, chegou a fazer todo dia, duas vezes por dia até, sem perder a mão, tempos atrás. São milhares de crônicas. Mestre! 

 

Quem quiser ver alguns feitos arcoverdianos de seu famoso cronista Piolho, para irem além do que está no Recanto, entrem nesse link: Arcoverde & Cia - Baú de histórias que o povo conta

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

PS - O Dartanhão fez um texto após ler essa crônica. Uma honra receber uma resposta em forma de texto do mestre cronista do Recanto das Letras, Vai o link: Agradecimento (crônica) - por Dartagnan Ferraz

 

 

----- * -----


Era isso pessoal. Toda dia, até 31 de agosto, de tiver tesão literário, estarei aqui no RL com dois ou mais textos diários, comemorando meus 11 anos de Recanto das Letras, completados dia 1º de agosto, nesta IIIª Semana Literária do Bacamarte (Bacasemanarte 2022), uma overdose de Bacamarte pra tuzes. Abraço a todos.


MAIS TEXTOS
 em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 28/08/2022
Reeditado em 31/08/2022
Código do texto: T7593168
Classificação de conteúdo: seguro