Autores

Perfil

Poeta, cronista, dramaturgo, compositor
e jornalista, nascido em Niterói - RJ, em 1968,
e radicado em Tanguá-RJ.


O trabalho artístico de William Mendonça começou com a poesia, em 1985, com a participação em festivais e recitais. Publicou esporadicamente em jornais, revistas e blogs, com destaque para sonetos e poemas líricos. Participa de eventos culturais em Itaboraí e Tanguá, no Rio de Janeiro, há vários anos, apresentando seus poemas. Em 2007, foi premiado pelo concurso BANCO DE TALENTOS, promovido pela FEBRABAN, com a publicação em livro do soneto "Eu e você no quadro". Participa, ao lado de vários poetas, do Sarau (Uni)versos Livres, organizado pelo escritor Pedro Garrido.

Também em 1985, iniciou-se no violão como autodidata, influenciado por Lô Borges, Milton Nascimento e os mineiros do Clube da Esquina, e Oswaldo Montenegro. Também toca bandolim e cavaquinho. De 1986 a 1989 integrou grupos musicais em Niterói, como violonista, vocalista e compositor. Segue compondo individualmente ou em parceria com o tecladista Ricardo Mann, parceiro em vários projetos desde o início do seu trabalho musical.

Em 1986, começou seu trabalho na área teatral, escrevendo as primeiras peças. Inicialmente influenciado pelo teatro de Oswaldo Montenegro e por autores como Dias Gomes e Ariano Suassuna, produziu textos para musicais, autos religiosos e comédias de costumes. Também é autor de textos infantis para teatro. Participou do grupo teatral Parafernália, de Itaboraí, não só como ator e autor, mas também dirigindo peças e oficinas teatrais. Sua grande parceria na área se deu com o ator, produtor e diretor teatral Zeca Palácio.

Trabalha, atualmente, como coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da Casa Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí.

JORNALISMO - Paralelamente à carreira artística, William Mendonça se dedicou ao jornalismo e tem experiência de 35 de trabalho  como repórter, redator, editor e diagramador. A partir deste trabalho, iniciou-se também como cronista, articulista e colunista de cultura, publicando em jornais do interior do Estado do Rio, em sites como "Cronistas reunidos", "Itaboraí Web List" e "O melhor da Web", e em blogs.

Começou no jornal A Tribuna, em Niterói, em 1988. Em 1990, passou a morar no então Distrito de Tanguá, posteriormente emancipado de Itaboraí. Trabalhou nos jornais O Grito e O Alerta (com os quais colaborou por mais de duas décadas). Foi diretor de redação do centenário jornal O Itaborahyense, também na década de 1990, editando o caderno Cult, pioneiro caderno de cultura na imprensa local, e atuou como diagramador e redator freelancer para vários veículos de imprensa no interior (Gazeta Estudantil, A Voz de Marambaia, Tanguá News, entre outros).

Fundou, em 2003, o jornal O VERBO, que circulou em Tanguá e Itaboraí. Foi diretor de redação do diário JORNAL ITABORAÍ, de Itaboraí, e é proprietário da CIA. DE DUQUES EDITORA, que produz e-books.


SITES ONDE ENCONTRAR OS TEXTOS DE WILLIAM MENDONÇA:

www.williammendonca.com.br (site com produção artística - poesia, prosa, música e teatro, além de livros para download gratuito)

http://www.recantodasletras.com.br/autores/willmendonca
(página de autor no Recanto das Letras)


EU ESTOU TAMBÉM:

No Facebook e no twitter