LUCRÉCIO

_______________________

Poetas Latinos

 

Titus Lucretius Carus (ou simplesmente Lucrécio), poeta e filósofo latino, nasceu, provavelmente, em Roma no ano 95 a. C., onde foi educado e morreu no ano de 53 a. C. As datas exatas de seu nascimento e morte não são conhecidas, mas, geralmente são situadas entre esses anos.

Sobre a vida de Lucrécio nada sabemos; segundo São Jerônimo, o poeta se suicidou durante um acesso de loucura, motivado por uma droga que supostamente, sua mulher, Lucília, reagindo à indiferença sexual do marido ministro-lhe, um elixir conhecido também como "amavio"; era um meio de sedução através de drogas e feitiços que o levou a loucura. Pelo que consta, sua mais famosa obra De Rerum Natura (Sobre A Natureza Das Coisas), foi escrita nos intervalos de lucidez que a loucura lhe concedia. Esse fato é causa de muita polêmica, mas para muitos estudiosos, há alguns aspectos coincidentes: os elixiris eram realmente usados em Roma; percebe-se certa desordem no poema; furor poético com passagens de atmosfera exaltada.

De Rerum Natura (Sobre A Natureza Das Coisas), é um tratado de filosofia epicurista revestido de forma altamente poética. Para Lucrécio, o epicurismo era a chave que poderia desvendar os segredos do universo e garantir a felicidade humana. Tão entusiasmado ficou que se propôs a tarefa de libertar os romanos do domínio religioso através do conhecimento da filosofia epicurista. Além de Epicuro, Empédocles é seu grande orientador espiritual, e a este deve Lucrécio muito de suas concepções. Quanto à linguagem o seu grande mestre foi Ênio.

O Poema De Rerum Natura é composto em seis cânticos. O primeiro é a Invocação de Venus; princípio de toda a vida:

Mimosa Venus, mãe de Eneide Roma,

Prazer dos homens e numes! Tu alentas

Os astros, que dos céus no âmbito giram,

as férteis terras, o naval oceano.

Por ti, todo o animal recebe a vida!

Logo ao nascer, na luz do sol atenta...

Em seguida, expõe as leis de Demócrito e de Epicuro a respeito do Universo e termina mostrando, segundo seu conceito, quais as etapas que o homem e a civilização devem percorrer antes de alcançar a sabedoria, fim supremo da existência. Lucrécio descreve todos os fenômenos da natureza explicando-os por causas naturais.

Além de fonte preciosa para o conhecimento do epicurismo – comenta-se que, modernamente, é muito mais estudado do que o próprio Epicuro - o poema de Lucrécio tem grande importância literária. Seus versos consagram o autor como um dos maiores poetas latino e sua obra como o maior poema filosófico de todos os tempos.

Alguns Pensamentos de Lucrécio

"A ninguém foi dada a posse da vida, a todos foi dado o usufruto."

"Na verdade, aqueles suplícios que dizem existir

No profundo Inferno, estão todos aqui, nas nossas vidas."

"Assim como as crianças, que no escuro tremem de medo e temem tudo,

Nós, na claridade, às vezes temos receio de certas coisas

Que não são mais terríveis do que aquelas que as crianças temem

No escuro e pensam que acontecerão a elas."

"É preciso afugentar com ímpeto esse medo do Inferno

Que perturba profundamente a vida do homem,

Estendendo sobre tudo a lúgubre sombra de morte

E não deixando existir nenhuma alegria serena e inteira."

"Para quem vive segundo os verdadeiros princípios,

A grande riqueza seria viver com pouco,

Serenamente: o que é pouco nunca é escasso."

"Nada pode nascer Do nada." ®Sérgio.

Outros Poetas Latinos (clique no link):

Publius Sirus: O Poeta das Máximas.  

Ovídio, O Poeta dos Amores.  

____________________

Ajudou na composição do texto: Antologia da Poesia Universal, seleção de Ari de Mesquita, Tecnoprint S.A., 1988.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 09/05/2008
Reeditado em 22/04/2012
Código do texto: T982830