A LENDA DO SOL E DA LUA

_____________________________________________

Versão de Uma Lenda Nigeriana¹

Dizem que em tempos que já se foram, o Sol e a Água eram grandes amigos e viviam juntos na terra. O Sol costumava visitar com freqüência a Água, mas ela nunca retribuía suas visitas.

Um dia o Sol perguntou-lhe por que nunca o visitava. A água respondeu que a casa do Sol não era suficientemente grande e que, se ela o visitasse com todo o seu povo, o próprio Sol acabaria ficando fora de casa. E completou dizendo:

— Se você faz questão de minha visita, vai ter de construir uma casa bem grande. Mas vou logo avisando que ela vai precisar ser muito, muito grande mesmo, pois meu povo é numeroso e ocupa muito espaço.

O sol, ansioso pela visita da água, prometeu-lhe, então, construir uma enorme casa e, em seguida, retornou para junto de sua esposa, à Lua que o recebeu com um belo sorriso.

O sol contou à Lua o que havia prometido à Água e, no dia seguinte, começou a construir uma imensa casa para receber a visitante e seu povo. Com a casa pronta e acabada, avisou a Água que agora podia ir visitá-lo.

Quando ela chegou, um de seus servos chamou o Sol e perguntou se seria seguro que à Água entrasse. O Sol respondeu:

— É, sim, diga à minha amiga que entre.

A Água, então, começou a se derramar pela casa adentro seguida pelos peixes e todos os que lhe habitavam. Logo, logo a casa estava inundada. Ela, insegura, perguntou ao Sol se tudo estava bem. O Sol novamente disse sim e ela continuou a entrar com mais alguns habitantes.

Quando a água estava no nível da cabeça de um homem, disse para o Sol:

— Você ainda quer que mais gente do meu povo entre?

O Sol e a Lua para não serem indelicados, concordaram com a água. E, mais e mais habitantes, foram entrando, até que o Sol e a Lua, sem outra opção, abrigaram-se em cima do teto. Porém, a água logo chegou à altura do telhado e, para lhe dar espaço, o Sol e a Lua se viram forçados a subir para o céu... E é lá ficaram desde então. ®Sérgio.

Leia Também (clique nos links):

A Virgem do Poço

A Lenda do Diabo Na Garrafa

As Lendas Politicamente Incorretas.

A Lenda da Formiga Saúva.

A Lenda Sioux.

A Lenda do Vinho.

____________________

1 - Esta lenda popular, embora contada no Brasil, é originária da Nigéria.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 21/11/2008
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T1296664
Classificação de conteúdo: seguro