O CONTO FANTÁSTICO

___________________________________

Estudos Literários

 

Conto Fantástico ou de Fantasia é uma das formas mais livres de escrever, pois permite a imaginação um vasto desenvolvimento. Tomemos como exemplo Harry Potter que é a representação de um mundo fruto da invenção de imaginação. Não é somente uma criação de diferentes tipos de pessoas e criaturas, inclui também drama e aventura.

Como vimos, o conto fantástico é a construção de um mundo irreal, com situações improváveis e ações que transpassam a realidade além do humano. Há presença de magia que dá margem para que fatos absurdos aconteçam ao longo da narrativa, como se fossem normais: seres mágicos que aparecem e desaparecem com facilidade. O herói possui poderes extraordinários que o ajudam a derrotar o mal.

O que distingue o conto fantástico dos outros tipos de contos é justamente a presença do fator mágico, da magia que envolve as personagens principais e desempenha um papel fundamental na história. Um fator que identifica os personagens do conto fantástico aos leitores é o de que o protagonista da história possui características humanas e também limites físicos e emocionais, porém, consegue enfrentar o problema e resolvê-lo com a ajuda do sobrenatural. ®Sérgio.

TÓPICOS RELACIONADOS: (clique no link)

Tipos de Contos - Estudos Literários

O Conto e Sua Estrutura Tradicional - Estudos Literários

O Conto – Arquitetura Clássica

Tipos de Contos Populares - Estudos Literários

____________________

Se você encontrar erros (inclusive de português) relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 26/01/2012
Reeditado em 26/01/2012
Código do texto: T3463648