A RimaMesmo, o Capitão Mirote, a Estrela da Manhã e a Escatologia Bíblica

   Este artigo, para os dias contemporâneos, é uma ficção. O embasamento deste é a fé, mas está ficando cada vez mais científico.
   Começarei tecendo algumas considerações a respeito dos termos que aparecem no título deste, buscando facilitar a compreensão por parte dos amigos leitores:

·         RIMAMESMO ou RM01 – é uma nave espacial interplanetária, construída e equipada para viajar de nosso planeta Terra ao planeta Marte. Além de sua tripulação a RM01 transporta 40 passageiros poetas, sendo 20 homens e 20 mulheres. A RM01 é criação do poeta e cientista “Trovador Das Alterosas.
·     “Capitão” Mirote – É o experiente e bem preparado comandante da RM01. Cientista, inventor e idealizador desta insólita viagem. Além de mentor da tripulação e de seus 40 passageiros. Acrescento aqui os adjetivos: visionário e missionário, mais à frente estas características serão mais bem explicadas.
·     Estrela da Manhã – também conhecida como estrela Dalva. Na verdade não se trata de uma estrela, mas sim do planeta Vênus, segundo planeta do Sistema Solar. Alguns o chamam de “planeta irmão da Terra”. Visto por olhos humanos, sem auxílio de qualquer equipamento, a partir do solo terrestre, Vênus tem a aparência de uma “estrela” devido a refletir com muita intensidade a luz solar, atinge seu brilho máximo algumas horas antes do amanhecer, daí vem seu nome mais popular.
·     Escatologia Bíblica – É a doutrina bíblica, embasada nos livros bíblicos, sobre os ensinamentos proféticos dos eventos futuros. Seu livro mais eminente é o das Revelações (Apocalipse), mas há citações escatológicas por toda a Bíblia, desde o primeiro livro do Velho Testamento.
 
   Sobre a intenção e inspiração do autor deste artigo:
   Não tenho intenção de fomentar discussões religiosas, ou de dissertar sobre teologia e escatologia (não tenho esta qualificação), porém sendo um humilde leitor biblista, quero fazer um paralelo entre uma das profecias bíblicas do livro Apocalipse e o “visionarismo” do criador da Rimamesmo. Intenciono levar os amigos leitores a uma reflexão.

   Ainda quero falar sobre o mito criado para a palavra Apocalipse. Uma palavra linda e de significado tão importante, a qual tomou uma conotação negativa nos dias de hoje. Sua melhor tradução é “revelação”, ou seja, revelação das próximas bênçãos neotestamentárias, sendo uma dessas bênçãos a mais esperada por todo cristão. Portanto vamos devolver à palavra Apocalipse o seu verdadeiro e belo significado e desassociá-la de eventos ruins.

   Voltando ao foco principal deste artigo transcrevo aqui o versículo 28 do capítulo 2 do livro Apocalipse: E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Esta promessa é feita à igreja de Tiatira.
   Nos capítulos 2 e 3 do Apocalipse, Jesus, através de João, “escreve às sete igrejas que estão na Ásia”. Muitos teólogos, em seus estudos escatológicos, citam que estas igrejas poderão ser as igrejas que existirão no momento da consumação das profecias deste livro. De uma maneira geral, para todas as igrejas, Jesus faz elogios, reprimendas e promessas. Destaco aqui que somente duas igrejas não são repreendidas: Esmirna e Filadélfia. Todas as igrejas recebem promessas. Tiatira é repreendida por “tolerar Jezabel” (Ap 2.20), mas apesar desta repreensão, como vimos no versículo transcrito acima (Ap 2.28), Jesus promete a ela a “Estrela da Manhã”. A este ponto que eu queria chegar, sabemos que a “Estrela da Manhã” não é uma estrela, mas sim um planeta.
   Há uma teoria a respeito da forma como João recebeu estas mensagens de Jesus, que supõem que ele as teve através de visões, de imagens. João viu coisas que nunca um ser humano havia visto antes, àquela época não existiam palavras que as descrevessem.
   Se nos colocarmos no lugar de João no momento da visão desta promessa, podemos imaginá-lo com os pés no chão olhando para o alto e vendo um astro no céu. Provavelmente este astro tinha brilho intenso, assim como uma estrela, ou como o planeta Vênus.
   Não há como afirmar que era este ou aquele planeta, mas também não importa. O importante é que era um astro celeste, e que esta promessa embute a possibilidade da raça humana, em sua glória, “habitar”, “morar” em outro planeta.
 
   O teólogo Arthur Bloomfield, em seu livro “O Futuro Glorioso do Planeta Terra – As Profecias do Apocalipse”, no capítulo 2, escreve assim: “Portanto, quando o reino atingir seu crescimento completo sobre a Terra, não terá de parar de crescer, outros mundos tornar-se-ão disponíveis para nós. Está se tornando axiomático que aquilo que o homem puder conceber, com o tempo, o homem poderá fazer. Até mesmo no estado pecaminoso em que se acha, o homem está planejando viagens interplanetárias. Se houver um período de alguns anos de paz e abundância, as viagens interplanetárias tornar-se-ão, mui provavelmente, uma grande realidade. Quando houver as condições próprias do milênio, com a ajuda de Deus, a propagação do reino pelo espaço exterior será apenas uma questão de consequência; e então a planta ter-se-á transformado numa árvore”.
   Baseado na grande aventura proposta pelo poeta Trovador das Alterosas, em seu conto “Viagem a Marte”, destacando os capítulos: 17 que contém uma importante mensagem do poeta Jacó Filho 18  e  19, e na criação em Marte de “Brasil Dois”, apesar de ser um conto, uma ficção, não me restam dúvidas de que esta viagem é um exercício, uma antecipação do porvir, baseado no que de melhor o futuro nos reserva, e de que o “Capitão” Mirote é um desbravador de fronteiras, um missionário.
 
 
Bibliografia:
 
·     A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e corrigida no Brasil. Edição 1995. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil.
·     O Futuro Glorioso do Planeta Terra – As Profecias do Apocalipse. Traduzido do original em inglês: “All Things New” de Arthur E. Bloomfield. Edição janeiro de 1975. Editora Betânia S/C.
·     A Bíblia e o Futuro – A Doutrina Bíblica das Últimas Coisas. De Anthony Hoekema. Edição de 2001. Editora Cultura Cristã.
  05/04/2013
 

Este texto é uma homenagem ao talento do poeta "Trovador Das Alterosas" e a todos os passageiros da Rimamesmo.

*** CONVIDO A TODOS PARA CONHECEREM A SAGA DA RIMAMESMO
NO RECANTO DO "TROVADOR DAS ALTEROSAS" ***


(imagens do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "Avatar" e Estrela Dalva)