CARTAS AO LEO

------------------------------------------------

 

Lagoa da Cruz, 20 de julho de 2008

Você já sabe o juízo que faço dos muitos pregadores da verdade. Para eles, não existe no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, criatura alguma que em si e por si mesma possua a sapiência e as virtudes divinas que eles propagam terem.

Tocar nesse assunto me fez recordar do Frei Amador Arrais, que tive a oportunidade de ler quando estudava Literatura Portuguesa no curso de Letras.

Frei Amador (1530-1600), ortodoxo cristão, pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços, e publicou, em 1519, a obra "Diálogos", um precioso documento da cultura portuguesa do Renascimento. A obra é composta de dez diálogos, numa prosa límpida, de qualidade e que se tornou clássica, travados entre Antíoco, um homem doente, e uma série de pessoas que o visitam.

O excerto que estou lhe enviando e vai ler, intitulado "Em que consiste a verdadeira sapiência", acredito que serviria para alguns "sapientes" de hoje:

"[...]. Se quiser conhecer o quanto tem de sábio volva os olhos atrás, lembre-se quantas vezes na carreira de sua vida haja tropeçado, quantas caído, quantas errado, quantas coisas vergonhosas, quantas dignas de dor e arrependimento haja cometido, e, sobretudo conheça, e confesse suas imperfeições e faltas. Poucos são os verdadeiros letrados e quase nenhuns os sábios; porque uma coisa é sabiamente falar, e outra sabiamente viver, uma é chamar-se sábio, e outra sê-lo: como também uma coisa é nomear-se de prudente, e outra sê-lo realmente."

Esta é a intransigente visão de Frei Amador Arrais. Cabe a você julgá-la e concordar comigo ou não.

Os melhores votos pela saúde de seu pai. Forte abraço do amigo

Ricardo Sérgio.

Outras Cartas (clique no link):

Uma Historieta Cretina

Nem Respeito, Nem Admiração

Velhice a Partir dos Trinta Anos

Liberdade Poética.

A Encomendação das Almas.  

O Mito de Alectrion.  

Quando Eu Morrer...

O Plágio.

____________________

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.