Tarde Fria e o Amargo do Café...
          
"Avessa demais, 
          é o que sei de mim." 

 
   Estes são os versos maiores. O restante é mera preparação que continua preparação.  Tu te cercaste do contexto, do ambiente, das roupas, do café...  
    Certo que o lirismo parte também de coisas concretas, visíveis, palpáveis. Só que esses elementos ainda se encontram em estado bruto, vital - falta-lhes sonho.  Prosa aconchegante, isto é sim o teu texto.  E elegante.  E vistosa. E real, física, em nós ela se demora, desejando permanecer.  
    Anotações práticas para um futuro poema, ou um conto... Não a deletes porém, 
sweet lady, porque comentário é comentário - instância inferior da Literatura, e texto é texto - qualidade adivinhada, buquê a caminho da dama, guarida inesperada.  
    Bom, o comentário do sr. Tomb.  Profundo sem ser pretensioso. 
 
Parabéns pela aliteração em "m", "v" e "z" dos versos: 

     "Uma paz que faz uma espiral 
      em minha mente e, 
      cada vez que o vento traz a sua fria voz, 
      eu volto a escrever..."

 
Diz ela ainda:

      "Pelo céu valsam as nuvens,
       lentamente com os seus desenhos livres, 
       indecifráveis para todos os olhos." 

 
     Dentre as várias leituras possíveis, arquiteto uma: que os desenhos são indecifráveis porque são livres (valorizando assim a liberdade de criação e de existência (presença) delas no tempo e no espaço.
  
 
 

                                Tempo Ceifeiro
              
"Teu corpo,
            cimento armado, 
            frágil matéria
            de indecifráveis sonhos!" 
 (Lady)
 
    Intertextualidade implícita com "matéria dos sonhos", verso de William Shakespeare.  Não mude, que ficou angélico! 

     Só lembrando que a intertextualidade é um aspecto positivo da Literatura, que evidencia a inevitável influência de textos alheios na nossa escritura, advindos desse contexto, sempre complexo e plural.
     Semelhante situação ocorre no segmento abaixo, da filósofa, psicanalista e semanticista Julia Kristeva (2005, p. 9):
“Estranhamente próxima, intimamente estranha à matéria dos nossos discursos e de nossos sonhos, a literatura nos parece hoje ser o ato mesmo que apreende como a língua funciona e indica o que ela mesma amanhã tem o poder de transformar.” 
 
E eis o verso do bardo inglês:

“Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos.”
 
     E as expressões do teu poema "círculo ardente" e "ternura violenta" abafam nossa voz de tão soluçantes - aliás, o conjunto dos versos finais arrebenta com os nossos sentimentos, a essa altura já incontroláveis. 
     Poema altamente simbólico, de signos fechados, cifrados, necessitando de mãos límpidas para digitar a senha sagrada.
 
Tem mais, da Lady:

      "...mísero mortal: Eu sou o Tempo, teu Senhor!"
 
    Criação artística é isto: inumeráveis conceitos semeados entre poucos vocábulos.  Herméticos.  Vastos. Sânscrito moderno.  Uma ordem (ou pedido?), uma rápida narração do que ocorrerá (do processo desencadeado) e uma pergunta final: 

      "Viste as incontáveis encruzilhadas?". 
 
     Essa pergunta final parece objetivar o atendimento rápido do pedido ou da ordem, algo como: 
"Não adianta fugir, renda-se logo, mísero mortal!"
  

             Fontes de consulta:
       Introdução à Semanálise, de Julia 
      Kristeva. Tradução de Lúcia Helena
      Ferraz. 2ª ed. Perspectiva, SP, 2005.


http://www.pensador.info/autor/William_Shakespeare/4/
 
  
 
                       Toda Alma Tem seus Opostos
     Poema ímpar, inspirado, solene, apocalíptico. Coração inédito.
  
 
 

                               Todos os Dias
     Este poema fala de sonho como um motivo condutor da existência, empurrão afetuoso para a frente, solavanco que acorda o passageiro acomodado. Numa linguagem a mais simples possível, quase apoética, se erguem conceitos e ideias, delicadezas diárias e simbólicos momentos de luz, de paz, de cativeiro lírico. 
     Sabe, Lady, sentir-se vivo e grato? - Exprime o que sinto ao lê-lo. Eis um fragmento dele: 

"Às vezes, ouço Orfeu e a sua lira em meus dias de luto, me ergo sobre o meu próprio pó termino por beijar as minhas memórias." 

    Este trecho do seu poema em prosa nos soergue junto, acima dos problemas e teoremas, vazios e sentimentos. E a repetição de "Todos os dias" borda o texto, numa renda mágica, sem preço. Esta expressão nos lança numa cotidianidade sadia, memorável, dando uma dimensão filosófica, metafísica ao texto. Ela introduz as ideias de descoberta, prazer, surpresa, gratidão, paz, silêncio significativo e ditoso - ideias que mexem com todos nós, humanos e suscetíveis a belezas estranhas e imponderáveis.
 
  
 

                  Traduzem o Mundo em Flores
Como é bom voltar a te ler, menina! 
"corvos poéticos"...
 
  
 

                            Tratado de Passagem
   Sensibilidade, luminosidade, crueldade, brandura, piedade - alguns dos sentimentos que nos desperta este poema.
  
 
 

                                   Tudo é Mar
  Poema perturbador, inquietante, bravio em sua magnitude.  Destino despetalado.
  
 
 

                              Um Bom Whiskey!
   Ela se desvencilhou dos véus da pureza social, do comportamento convencional, e nos fez delirar com sua lira profana, luxuriosa, lasciva, sensual.
  
 
 

                                   Um Brinde!
   Dizer deste poema que ele é apenas "maduro e filosófico" seria mesquinhez, avareza. Bem mais que isso, ele nos reflete e cativa pela liberdade que a poetisa concede (como sempre a concede, para o bem da Literatura) às palavras, essas feras aladas. Mostra máscaras presentes e faces futuras.
  
 
 

                                 Um Menino
     É realmente "um exercício de imaginação". Quase só. Ceife os excessos beletristas, pode o ambiente demasiado "colorido", sufoque com sabedoria e impiedade essa profusão de pseudobeleza. Seus fiéis leitores por certo aplaudiremos.
  
 
 

               Uma Nova Vida Implica Novos Atos
    Na ensaística britânica, este seria um ensaio filosófico, do tipo informal, descontraído e de estilo ameno, coloquial.  Só que no Brasil o ensaio dos moldes europeus foi se transformando em outro gênero: a crônica, com as mesmas características do ensaio do Velho Mundo.     
      As crônicas já existiam há séculos naquele continente – só que com o sentido de relato fiel de fatos históricos.
Aí vêm os brasileiros e dão à crônica o sentido atual: liberdade de expressão, de temas, de extensão gráfica...
      Esta tua crônica, por exemplo, Lady, acha-se prolixa.  Muitos significantes (signos, palavras) para pouco significado (real conteúdo). Pediria que a melhorasses aos poucos: que continue informal, porém devidamente enxugada de palavras supérfluas e redundâncias de ideias, até sua fulguração final.
  
 
 

                        Veias Rubras Sobre a Pele
   Devoradora de almas, ela conseguiu colocar neste poema todas elas, fazendo-as ressurgir dos seus abismos íntimos e narrar suas histórias. Homero narrou aventuras. Camões, mais aventuras. Dante, a Humanidade. Milton, um Paraíso impensável. Lady cantou os mil lamentos encantados no seu coração.
  
 
 

                         Você Sabe Quantas Vezes?
   Lady se libertando das cadeias sociais!  Eis aí, só confirmando, um dos seus alteregos é também a lua.  Texto de valor.

 

                                    Fim  &  Fim

Publicações de e sobre ela na minha sala:
"Alma, palco do Infinito" (Lady)
"Caro data Cuniculus!" (Lady)

"De corde non ex ore tantum" (Lady)
"Em Flor" (Lady)
"Em um Não-tempo" (Lady)
"Flor em seus passos" (Lady)
"Minha alma, Babilônia" (Lady)
"No Cais da Cama" (Lady)
"O Delírio da Flor" (Lady)
“Sorrindo de mim mesma” (Lady)

Lady: a noite perpétua te saúda! (Jô)
Lady Laura Noturna (comentários) (Jô)
Lady Laura Noturna: Lirismo e Razão (ensaio)
 (Jô)
Saudades Eleitas (Jô)
Súplica ao Destino (Jô)

 
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 09/08/2013
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T4427284
Classificação de conteúdo: seguro