CARTAS AO LEO

------------------------------------------------

 

Lagoa da Cruz, 20 de julho de 2008

Não sei como lhe agradecer todo o trabalho que você está tendo em ler os contos e as lendas que lhe enviei.

Da lenda que recontei, Mestre Galo e A Comadre Onça, há duas variantes: a primeira, em que me baseei, em vez da onça é o leão que dá a festa; e, uma segunda, onde em vez do leão é o sol que dá a festa. Mas, ambas tem o propósito de explicar por que o galo canta de madrugada, anunciando a aproximação do sol.

No entanto, já havia na mitologia grega uma explicação para esse fato; vou lhe contar.

Na mitologia, Alectrion, companheiro de Marte, é encarregado por este de vigiar e guardar os seus encontros noturnos com a deusa Vênus. Alectrion, porém, descuidou-se, e o Sol que acabara de acordar, avistou os dois amantes, e, imediatamente, denunciou-os a Vulcano, o marido enganado.

Como acontece sempre que se descobre um adultério, seguiu-se uma série de confusões, e, ao final, Marte transformou o "descuidado" amigo em galo.

Por isso é, que o galo, lembrando o castigo, canta, enlouquecido, durante a noite, anunciando a aproximação do Sol.

Muitas outras culturas criaram lendas para explicar o canto madrugador do galo. Não é, Leo, algo interessante o fascínio que o canto do mestre galo exerceu nesses escribas? E quem sabe ainda exerça em outros. Aqui o galo ainda canta, mas fiquei sabendo que aí nem galo tem mais.

Do seu velho amigo

Ricardo Sérgio.

Outras Cartas (clique no link):

Uma Historieta Cretina

Nem Respeito, Nem Admiração

Em Que Consiste a Verdadeira Sapiência.

Velhice a Partir dos Trinta Anos

Liberdade Poética.

A Encomendação das Almas.

O Plágio.

____________________

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.