HERMAN MELVILLE

___________________________________

Grandes Prosadores

 

Herman Melville (1819–1891) nasceu e morreu em Nova York. Sua primeira obra chamava-se Typee, e foi publicada em 1846. Nela, Herman registra suas aventuras como "visitante-cativo" da tribo de canibais Typee, na Polinésia francesa.

Em seu segundo livro Omoo, publicado 1847, ele narra sua participação em um motim, no baleeiro australiano Lucy Ann - organizado por tripulantes insatisfeitos pela falta de pagamento - e a sua posterior prisão em uma cadeia no Tahiti, da qual fugiu pouco depois. Esses dois livros lhe renderam muito sucesso de crítica e público, além de certo conforto financeiro. Seu profundo conhecimento da vida no mar levou-o a escrever sua obra mais conhecida, Moby Dick (dividida em três volumes), publicada em 1851, com o título de A Baleia.  Herman, infelizmente, não obteve sucesso imediato de crítica e público; os historiadores consideram esse, o principal motivo para o declínio da carreira Herman como romancista.

Moby Dick é a história do capitão de um navio baleeiro Ahab, que dedica todos os seus esforços a perseguição de Moby Dick, uma baleia gigante. Essa obsessão simboliza a luta por um ideal que acaba por consumir o protagonista.

Embora Herman tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, em 28 de setembro de 1891, aos 72 anos, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra alcançaria no século XX. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Alexandre Dumas (Pai) – Grandes Prosadores.

Marie Henri: O Vermelho e O Negro - Grandes Prosadores.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé – Grandes Prosadores.

Robert Louis: O Médico E O Monstro - Grandes Prosadores.

Mary Shelley: Frankenstein - Grandes Prosadores.

Júlio Verne – Grandes Prosadores.

Victor Hugo: Os Miseráveis - Grandes Prosadores.

____________________

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Fontes: http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/

http://www2.lucidcafe.com/ lucidcafe/ library/

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.