JÚLIO VERNE

______________________________________

Grandes Prosadores

 

Júlio Verne (1828-1905) inaugurou um novo gênero: o romance científico - que mescla aventura e ciência. Portanto, é considerado pelos críticos literários o precursor da moderna ficção científica. Ele freqüentava os círculos dos cientistas e os ouvia relatar seus descobrimentos e, principalmente, suas novas teorias; o que lhe permitiu pressagiar muitos avanços científicos posteriores - submarino, televisão, viagens espaciais. Verne tomava conhecimento de determinado assunto científico, por exemplo, a propagação das ondas hertzianas, e inventava objetos inexistentes em sua época (televisão). Assim, uniu ao vigor narrativo, sua convicção no progresso da humanidade.

Jules Gabriel Verne Allotte (Júlio Verne) nasceu em Nantes, França, em oito de fevereiro de 1828. Iniciou estudos de direito em Paris, mas abandonou a carreira para dedicar-se a escrever para o teatro. Obteve alguns sucessos no gênero, como Les Pailles Rompues (Amizades Partidas, 1850) - uma comédia em verso, em parceria com Alexandre Dumas Filho - sem, contudo, conseguir firmar-se como dramaturgo.

Em 1863 publicou no Magasin d'Éducation et de Récréation, com enorme êxito, a primeira de suas viagens extraordinárias: Cinq Semaines En Ballon (Cinco Semanas em um Balão) relato de uma viagem aérea sobre regiões então desconhecidas da África central. Essa história continha detalhes tão minuciosos de coordenadas geográficas, culturas, animais, etc., que os leitores se perguntavam se era ficção ou um relato verídico. Na verdade, Júlio Verne nunca havia estado em um balão ou viajado à África. Toda a informação sobre a história veio de sua imaginação e capacidade de pesquisa. A maioria de seus romances tem como base uma narrativa de viagem.

Cinco Semanas em um Balão, foi recusado por quinze editoras, que não viam no livro mais que uma tentativa frustrada de predizer o futuro. Entretanto, Júlio conheceu o influente editor Pierre Jules Hetzel, que publicou sua obra. O sucesso foi tamanho, que Hetzel ofereceu a Júlio Verne um contrato no qual estava previsto que ele deveria escrever dois livros por ano, pelos próximos 20 anos. O contrato foi cumprido por Júlio Verne por 40 anos.

Nos anos seguintes, Júlio Verne, que se fixou em 1872 em Amiens e nunca saiu da França, ampliou o seu prestígio graças à prolífica produção dos romances de viagens e aventuras, como Le Voyage au Centre de La Terre (Viagem Ao Centro Da Terra, 1864); De la Terre à la Lune (Da Terra À Lua, 1865); Vingt Mille Lieues Sous Les Mers (Vinte Mil Léguas Submarinas, 1870) e L'Île Mystérieuse (A Ilha Misteriosa, 1874).

Sua celebridade chegou ao apogeu com Le Tour Du Monde En Quatre-Vingt Jours (A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias, 1873), que despertou enorme expectativa durante sua publicação seriada em Le Temps. Também, de enigmática beleza, é o romance Le Sphinx Des Glacês (A Esfinge Dos Gelos, 1897), homenagem ao escritor americano Edgar Allan Poe. A preocupação ética encontrou plena expressão em duas obras de publicação póstuma: a coletânea de contos Hier Et Demain (Ontem e Amanhã, 1910), onde um dos contos descreve em tom sombrio o fim da humanidade, e o romance L'Étonnante Aventure de la Mission Barsac (A Espantosa Aventura da Missão Barsac, 1920), em que denuncia os perigos do emprego da ciência para fins totalitários.

Em 1986, Júlio Verne sofre uma estranha tentativa de assassinato. Seu sobrinho Gaston, filho de seu irmão Paul, deu-lhe um tiro. A bala ficou alojada entre o tornozelo e o pé, deixando-o coxo. Gaston foi internado em um manicômio pelo resto de sua vida.

Embora sua obra se dirigisse basicamente a um público adulto, acabou por despertar grande interesse entre os jovens. Por isso, ele também é considerado o iniciador da Literatura Juvenil.

Júlio Verne, cujos romances tiveram inúmeras adaptações cinematográficas, morreu em Amiens em 24 de março de 1905. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Herman Melville: Moby Dick - Grandes Prosadores

Alexandre Dumas (Pai) – Grandes Prosadores.

Marie Henri: O Vermelho e O Negro - Grandes Prosadores.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé – Grandes Prosadores.

Robert Louis: O Médico E O Monstro - Grandes Prosadores.

Mary Shelley: Frankenstein - Grandes Prosadores.

Victor Hugo: Os Miseráveis - Grandes Prosadores.

____________________

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Fonte: Jules Verne Collection – WWW.math.technion.ac.il/~rl/JulesVerne

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.