VICTOR HUGO

--------------------------------------------

Grandes Prosadores

 

Victor-Marie Hugo [1802-1885], escritor e poeta francês, filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet, nasceu em Besançon, no Doubs, mas passou a infância em Paris.

Em 1819, funda com os seus irmãos a revista Conservateur Littéraire (Conservador Literário), que já chama a atenção para o seu talento. No mesmo ano, ganha o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século 14.

Aos vinte anos, Inspirado pelo exemplo do estadista e escritor François René Chateaubriand, publica sua primeira antologia de poemas, Odes et Poésies Diverses (1822). Mas foi o prefácio de sua peça teatral Cromwell, publicada em 1827, que lhe traz o sucesso e o projeta como líder do movimento romântico na França. No prefácio deste drama em versos, que não foi encenado enquanto esteve vivo, opõe-se às convenções clássicas, em especial à unidade de tempo e à unidade de lugar.

Em 1822 casou-se com Adèle Foucher, que era a filha de um oficial do ministério da guerra. Seu irmão Eugene, que tinha problemas mentais, foi, secretamente, apaixonado por ela e perdeu a cabeça no dia do casamento de Hugo. Eugene passou o resto de sua vida em uma instituição. Durante a vida de casado, Victor teve diversas amantes, sendo a mais famosa delas Juliette Drouet, atriz sem talento, que lhe dedica sua vida e a quem ele escreveu numerosos poemas. Ambos passavam juntos os aniversários de seu encontro e preenchiam em todas as ocasiões, um caderno comum que nomearam o livro do aniversário.

Em 1831, publica seu livro mais tipicamente romântico é Nossa Senhora de Paris, no qual retrata a construção da catedral. Deste mesmo ano é O Corcunda de Notre Dame. Foi um sucesso instantâneo. Desde seu surgimento a história se tornou parte da cultura popular. O romance proporcionou-lhe à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841.

O romance, fixado na Paris do século 15, conta a comovente história de Esmeralda uma cigana egípcia e o corcunda Quasimodo, que a ama. Esmeralda aroses passion in Claude Frollo, an evil priest, who discovers that she favors Captain Phoebus. Esmeralda é a paixão de Claude Frollo, um sacerdote do mal, arcebispo de Notre Dame. Mas, Esmeralda ama o capitão Phoebus. Frollo stabs the captain and Esmeralda is accused of the crime. Frollo apunhala o capitão e Esmeralda é acusada do crime. Quasimodo attempts to shelter Esmeralda in the cathedral.Esmeralda tenta se abrigar na catedral. Mas Frollo a encontraFrollo finds her and when Frollo is rejected by Esmeralda, he leaves her to the executioners. e entrega-a aos executores. In his despair Quasimodo catches the priest, throws him from the cathedral tower, and disappears. Em seu desespero Quasimodo pega o padre, lança-o da torre da catedral, e desaparece. Later two skeletons are found in Esmeralda's tomb – that of a hunchback embracing that of a woman. Mais tarde, dois esqueletos são encontrados no túmulo de Esmeralda - a de um corcunda abraçando o de uma mulher.

Criado por sua mãe no espírito da monarquia, pouco a pouco, acaba aderindo ao movimento democrático liberal e humanitário: “quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia".

Em "Histoire d'un crime" condena vigorosamente Napoleão Bonaparte pelo golpe de Estado de dois de dezembro de 1851 e, fugindo das conseqüências causadas pelo manifesto, procura exílio na Inglaterra, onde escreve o seu maior romance: Os Miseráveis (1862).  Nas 24 horas seguintes à publicação da primeira edição de Paris, as sete mil cópias foram todas vendidas.

Les Misérables (Os Miseráveis) é ambientado no submundo parisiense. O protagonista, Jean Valjean é condenado à prisão por 19 anos por roubar um pão. Após a sua libertação, Valjean elabora um plano para roubar monsenhor Myriel, bispo de Saintlike, mas cancela seu plano. No entanto, ele perde sua liberdade condicional por cometer um crime menor, e por este crime Valjean é perseguido pelo inspetor de polícia Javert. Valjean muda seu visual, o modo de vida e torna-se sob o nome de Madeleine um empresário de sucesso, benfeitor e prefeito de uma cidade do norte. Para salvar um homem inocente, Valjean se entrega e é preso em Toulon. Ele escapa e adota Cosette, uma filha ilegítima de uma mulher pobre, Fantine. Cosette cresce e se apaixona por Marius, que é ferido durante uma luta revolucionária. Valjean salva Marius por meio de uma fuga através dos esgotos de Paris. Cosette e Marius se casam e Valjean revela seu passado. No século XX, Os Miseráveis se tornaram filme e musical da Broadway.

Quando lhe foi concedida a anistia aos exilados, Victor Hugo é um dos únicos proscritos a recusar: “Et s'il n'en reste qu'un, je serai celui-là (e se sobra apenas um, serei eu).”

A morte da sua filha, Leopoldina, afogada por acidente no Sena, junto com o marido, fez com que o escritor se deixasse levar por experiências espíritas relatadas numa obra "Les Tables Tournantes de Jersey" (As Mesas Moventes de Jersey).

 Victor Hugo morreu em Paris a 22 de maio de 1885, aos oitenta e cinco anos. De acordo com seu último desejo, foi enterrado em um caixão humilde no Panthéon, após ter ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Herman Melville: Moby Dick - Grandes Prosadores.

Alexandre Dumas (Pai) – Grandes Prosadores.

Marie Henri: O Vermelho e O Negro - Grandes Prosadores.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé – Grandes Prosadores.

Robert Louis: O Médico E O Monstro - Grandes Prosadores.

Mary Shelley: Frankenstein - Grandes Prosadores.

Júlio Verne – Grandes Prosadores.

____________________

Fontes: http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/

http://www2.lucidcafe.com/ lucidcafe/ library/

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.